Estaca Mega de Concreto
Nossas estacas de concreto contam com abertura central garantindo a união dos elementos, para posterior enchimento, de tal forma consolidar todos os seguimentos seguindo as prescrições da NBR 6122.
As Estacas Mega podem ser chamadas, também de Estacas prensadas , estacas de deslocamento, hidráulica e estacas de reação.
Definida pela norma NBR 6122/1996. É uma estaca pré-moldada cravada de forma segmentada com equipamento hidráulico.
A seta indica o movimento de cravação, ou seja, enquanto o macaco hidráulico abre, a estaca é cravada e usa a estrutura como reação. As estacas são pré-moldadas, ou seja, seus elementos já foram concretados e curados, no caso de concreto, ou preparados, serrados e aplainados, no caso se forem de aço.
As estacas são seguimentadas: uma estaca é formada por um ou mais seguimentos que são elementos pré moldados com 50 cm de altura e diâmetro variável. Durante a execução após a cravação completa de um elemento outro elemento é colocado por sobre o primeiro e assim consecutivamente até o término da estaca.
Perfis de 15 tf , 20 tf, 30 tf e 40 tf à pronta-entrega.
As estacas são cravadas com equipamento hidráulico adequado, de acordo com as normas técnicas atuais.
São usadas as vigas, paredes e lajes da estrutura do imóvel, nos locais de cravação, como ponto de apoio e reação para o avanço da cravação das estacas. Poderá, então, ocorrer o renivelamento ou erguimento da estrutura de forma parcial ou total, sendo esses, efeitos inerentes à cravação.
A carga atingida pelas estacas e sua profundidade é valor dependente da possibilidade de reação da estrutura, podendo atingir a carga nominal das estacas, que é o desejável, ou uma carga menor, sendo cravada até a máxima possível.
A energia de cravação, obtida da estrutura, é transferida para o solo na lateral da estaca (atrito lateral) e para a camada de solo imediatamente abaixo da ponta inferior da estaca (resistência de ponta), sendo a soma das duas forças a carga total.
Para o término da estaca é feito o calçamento: é colocado um elemento horizontal especial sobre a parte de cima da estaca e o macaco de calçamento é acionado. Após isso são batidas as cunhas. Depois da retirada deste macaco de calçamento a estaca estará forçando a estrutura resistente (ponto a ser reforçado) com uma determinada carga através das cunhas. Esta carga permanece presente na estaca após a execução da mesma. Isto minimiza novos recalques nos locais de cravação.